quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

A MARAVILHA DA PSICOTERAPIA...

Na Psicoterapia mergulhamos em nossos próprios pensamentos e sentimentos...
Oiiii...
Espero que todos estejam bem...
Hoje fui para a psicoterapia... acho que ainda não tinha comentado que há um ano faço acompanhamento psicológico com a Psicóloga Lia do mesmo hospital em que faço os demais tratamentos...
A psicoterapia é um espaço de escuta e troca entre o paciente e o profissional habilitado, no meu caso a Psicóloga.
É um trabalho cuidadoso, delicado e articulado, que busca a demolição e reconstrução daquilo que está lhe tornando insatisfeito... preocupado... angustiado...
É um trabalho que facilita a conscientização do papel que você pode desempenhar na direção de sua própria vida.
É, portanto um ato de capacitação, onde você adquire mais clareza na percepção, no reconhecimento, no sentir, no saber, no decidir, no escolher  e no como se deve mudar sua vida em busca de qualidade.  A psicoterapia é um método (caminho) que consiste essencialmente, em provocar intencionalmente aquilo que a natureza produz inconscientemente, ou seja, é buscar as respostas que queremos e precisamos dentro de nós....
Na minha psicoterapia trabalhamos conceitos como a CURA...
A cura nos lembra limpeza, libertação, solução, dissolução...
Mas afinal de qual cura mesmo preciso falar?
Cura da alma - corpo mental, espiritual ou emocional?
Cura do corpo - físico?
Estas perguntas têm o objetivo de nortear o rumo que vou tomar a partir de agora...
Há uma ânsia de se difundir meios e maneiras de se trilhar o caminho da cura, quando o bom mesmo é que não se tivesse adoecido...
Mas a doença faz parte da história humana, aqui no Planeta Terra, desde os primórdios.
A doença é a manifestação de que algo não vai bem, é um mecanismo de alarme da natureza, para que se repare ‘este algo’ que não está funcionando como foi planejado.
Em algum momento houve um desgaste, uma disfuncionalidade e para prosseguir tem que se parar e reparar, para depois, sendo oportunizado, prosseguir. Tem que se dar um tempo para o conserto.
A busca incessante do elixir da vida nos coloca em constante movimento de descobertas científicas, numa amplitude cada vez maior de mecanismos eficientes e eficazes para dissolver, varrer, limpar e erradicar a doença nas suas diversas manifestações no corpo humano.
A cura está diretamente relacionada com uma atitude: O DESEJO DE VIVER!!!
Isto depende de uma decisão interna, que aliada a todos os recursos disponíveis e acessíveis no mundo externo, vão fazer a diferença.
Viemos para esta vida dotados de um corpo humano com um potencial de perfeição, em princípio...
Se nos déssemos conta de que há lugar e oportunidade para todos na medida em que quiséssemos apenas somar, compartilhar e não competir. Se tivéssemos a certeza de que o nosso lugar estaria garantido, sem precisar de esforço para se sentir incluído. Se tivéssemos convicção que os nossos direitos seriam sempre respeitados e assegurados. Se o egoísmo, a inveja, o desamor, a cobiça, a avareza, sentimentos intrínsecos no mundo competitivo, fossem banidos, talvez tivéssemos uma rede de relações mais humanizada, menos doente em todos os ambientes.
Mas não esqueçamos que é na adversidade que por incrível que pareça, crescemos e que é na falta de algo, na carência, é que podemos ser capazes de manifestar o nosso lado luz, na medida em que aceitamos o momento e preenchemo-nos da riqueza da vivência.
Parece até um contra-senso, a depender da forma como mergulhamos no processo do enfrentamento da doença, da aceitação deste estado é que o benefício da cura se manifestará de forma visível e perceptível. Tudo flui com mais facilidade, pela leveza da condução. É preciso um esvaziar-se, para que se oportunize um novo preencher. O dar-se conta que uma vez instalada a doença, há que se aceitar e enfrentar. Ou seja, a capacidade de lidar com a alteridade da situação da doença, o acesso aos meios e recursos disponíveis é decisiva na recuperação do estado de saúde e bem estar...
Penso que o saber transitar nas duas situações: doença e caminho da cura é também um estado de saúde. Manter o equilíbrio, quando tudo parece perdido é um sinal de domínio da situação. A confiança na equipe médica, no ambiente hospitalar, no tratamento adotado, nas medicações, na disciplina na sua administração, na alimentação saudável, na limpeza e higiene, no ambiente familiar aconchegante, em harmonia, sem stress, com amorosidade e apoio dos amigos, são fatores essenciais no processo de recuperação e convalescença.
Então, é no adoecer que o “ser” terá a oportunidade de manifestar o seu lado sadio, ao longo do processo, a partir do momento que ele se capacita fazendo um percurso de enfrentamento da mesma, encarando-a de frente com as armas que lhe forem dadas e oportunizadas.
Na busca pela sobrevivência e pela necessidade e desejo de ter uma nova oportunidade para trilhar caminhos nunca percorridos antes, temos que em todos os momentos nutrirmos uma gratidão por tudo que está acontecendo e por tudo que está sendo feito, é o nosso processo vital e faz parte da nossa evolução como ser em expansão.
Agradecer sempre, reclamar nunca...
Não sabemos de fato qual o propósito de tudo o que está acontecendo no nosso entorno, nas várias dimensões nas quais estamos inseridos. Temos sim é que pedir discernimento ao Pai, humildade, paciência, aceitação e enfrentarmos com fé, força e coragem...
Termino por hoje deixando uma frase para reflexão... Para os que crêem tudo é sempre uma benção e...
            "nenhuma palavra é preciso...aos que não crêem nenhuma palavra é possível”.
 Chico Xavier.

Fiquem com Deus e tenham todos uma ótima noite!!!
Um beijo carinhoso
Jú

2 comentários:

  1. Estou chateadissima que vc nao fez nenhum comentario sobre nossa saida!!! To arrasada!!!

    E aposto que a Aline tb...pois vc nem falou da filha dela...

    Bjs
    Paula

    ResponderExcluir
  2. Prima... não fique arrasada ou terei que te encaminhar para a psicoterapia... hahahaha
    Precisei ir no orkut da Lú para capturar as fotinhos para a postagem...
    Já bloguei sobre a nossa saidinha...
    Saudades
    Beijos

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar aqui. Volte sempre!