quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

CADÊ O RESPEITO???


Modelo do jornal que circula nos coletivos na cidade de São Paulo.
 Oiiii...
Espero que todos estejam bem...
Ontem o Dr. Marcos da Santa Casa de Misericórdia me ligou...
Ai que friozinho na barriga!!! Porém, era para marcar uma consulta para hoje... Como ainda não havia discutido o meu caso, precisaria de mais algumas informações sobre o mesmo para apresentá-lo a equipe que será composta por cirurgiões da área, gastroclínicos, oncologistas e ginecologistas...
Como a consulta foi marcada em uma Unidade descentralizada da Santa Casa, que ficava próximo a Praça da República... decidimos (Eu e minha irmã Luciana) que iríamos de ônibus... Andamos pra "chuchu"... hahahaha
Parece que a reunião acontecerá amanhã... Que Deus esteja presente!!!!
Ah! Além de dividir este fato com vocês... gostaria de abranger um outro tema bem cotidiano a todos nós, que aconteceu hoje enquanto íamos ao médico e ficou bastante gritante...

Quem nunca pegou um ônibus ou entrou no metrô e já se deparou com os dizeres:
"Assento reservado para o uso de gestantes, mulheres portando bebês ou crianças de colo, idosos e deficientes físicos. Ausentes pessoas nessas condições, o uso é livre" ?
Os chamados "assentos preferenciais" estão previstos em Lei (10.012, 13/12/1985) em São Paulo e em inúmeras cidades do Brasil, entretanto, sabemos que nem todo mundo segue à risca essa lei e convivemos diariamente com situações de desrespeito.

Hoje, aproximadamente as 10:00hs da manhã, entramos no ônibus (por sinal, lotado como sempre) e nos deparamos com vários idosos de pé, enquanto os assentos reservados a eles estavam ocupados por pessoas jovens e aparentemente saudáveis, que diariamente ouvem música alta com fone no ouvido, lêem livros, dormem (ou fingem dormir, não se sabe ao certo) e olham para a janela como se o assunto em questão não lhes dissesse respeito. Nos assentos normais, certamente o pensamento de oferecer seu lugar para outro e ficar de pé em um ônibus lotado está totalmente fora de cogitação...
Entre estas pessoas me encontro... com um lenço amarrado na cabeça para disfarçar a careca... com uma sacola pesada cheias de exames nas mãos... com a imunidade baixa... com um cansaço fora do normal devido aos efeitos colaterais da quimioterapia... e em pé... é claro...
As pessoas até que olham, mas acredito que Graças a Deus eu esteja tão bem... a ponto das mesmas acharem que o lenço faz parte do meu estilo... charme... sei lá...
No metrô, a cena se repete... O vagão tem seus lugares ocupados em poucos segundos, inclusive os de cor azul (assentos reservados),  por pessoas que não estão nas condições citadas na placa de explicação acima.
Mais uma vez... balanço em pé... no meio das pessoas... algumas olham... mas ninguém oferece o lugar...
É verdade que como na própria Lei diz, ausente nessas condições o uso é livre, contudo, o problema é ceder o lugar na hora que algum idoso, deficiente ou mulher com criança de colo estão presentes. Preguiça, falta de respeito, distração... Existem diversas "desculpas" para isso, porém nenhuma justifica o ato.
Eu sei que tenho o direito de sentar devido a minha atual situação e por portar o Bilhete Ùnico Especial que garante por Lei este meu direito... porém não vou ficar pedindo pra ninguém... pois esta atitude tem que partir da consciência de cada um...
Acredito que se houvesse um pouco mais de educação e respeito ao próximo... as pessoas passariam a ver como TODO assento é preferencial...
Tenho certeza que um dia todos nós gostaremos de poder usufruir não de privilégios (como alguns pensam), mas de direitos básicos de quem também faz parte da sociedade...
Enquanto essa conscientização não acontece... pensei em escrever para vocês como foi a minha volta para casa... mas acho que não preciso nem contar... vocês já conhecem bem a história... rssss
Fiquem com Deus...
Agora vou descansar...
Beijos

14 comentários:

  1. Olá Jú
    Penso q devemos fazer valer nossos direitos. Vou te citar um exemplo: Outro dia fui à Caixa, e lá chegando vi uma fila enorme nos caixas. Bom, na verdade eu atualmente me encontro em tão boas condições q , aparentemente ninguem diz que tenho câncer, mais pensei comigo vou ver até q ponto eles estão a par de nosso direitos. Mostrei p a menina a minha ficha no Cepon, e ela levou até um superior que disse q eu teria de aguardar. Fui em casa, peguei a copia do decreto q nos da preferencias, e fui direto no tal fulano. FOi imediato. Me mandou direto ao caixa, não sem antes ouvir de mim q deveriam instruir e serem instruidos a respeito de certas normas de atendimento. Não fiz por mim, certamente outros se beneficiarão de minha atitude. Forte abraço!

    ResponderExcluir
  2. Oi Ju!
    Fala mais sobre o bilhete único especial,explica como faz.
    Deixa eu te contar que a aula foi incrível.
    Aprendi sobre os 8 poderes espirituais :
    - JULGAR - no sentido de decidir ,que é diferente de discernir.Ex.: entre a paz e ser correto é melhor ter paz.
    -ACOMODAÇÁO - QUE É FLEXIBILIDADE,exige humildade que náo é ser submisso, a agua muda a forma ,mas náo se corrompe.
    -TOLERANCIA - paciencia e auto respeito, o que gera respeito.
    ENFRENTAMENTO - pessoal e em relaçáo aos outros,é necessário coragem e leveza
    DISCERNIMENTO - p/saber qd devemos enfrentar ou qd tolerar, ter clareza
    INTROSPECÇÁO - ficar em silencio na mente p/ter ausencia de conflitos inuteis,paz na alma
    COOPERAÇÄO - desapego
    EMPACOTAMENTO - por ponto final. Náo cultuar pensamentos inuteis,deu , terminou ...em relaçáo a si própio e aos outros.
    Foi muito bom!! O aprendizado e mais a aula de pilates que iniciei ontem ,no dia que cortei as melenas,com dizem os gauchos ,atenuou muito a cara de formiga atomica que eu fiquei.
    Beijo querida,se eu te chatear avisa,Sandra

    ResponderExcluir
  3. É AMIGA...FALTA CONSCIENTIZAÇÃO DE MUITA GENTE...EM PENSAR QUE SOMOS OS EXEMPLOS AOS MENORES...QUE EXEMPLO?????
    INDIGNAÇÃO SINTO...POIS POR INÚMERAS VEZES QUANDO NINGUÉM OFERECIA LUGAR A QUEM PRECISAVA, MAL ACABA DE SENTAR...CANSADA, ME LEVANTAVA E CEDIA ESPAÇO....POIS QUANDO PRECISAR, GOSTARIA DE TER ESSE DIREITO OU GENTILEZA, ALGO TÃO LIMITADO NESSE MUNDO!
    NA TORCIDA DE SEMPRE!!!!!!!!!
    FICA COM DEUS.....
    BJAO

    ResponderExcluir
  4. É revoltante mesmo... as vezes tenho vontade de me meter... quando entro no onibus mesmo que tiver lugar na frente vazio nem sento, pq sei q logo vou ter que levantar...rsrs... ja vou direto pro fundo...
    Mas infelizmente não são todos que pensam como nós.
    Bjs JU

    ResponderExcluir
  5. oi juliana...

    ninguem respeita mesmo...isso também acontece em muito em vagas demarcadas para automoveis...mas como vc disse: é de cada um...

    bjos da sua amiga de shopping

    Carol

    ResponderExcluir
  6. José... é isso aí como vc bem disse... Temos que fazer valer os nossos direitos...
    Espero que esteja bem...
    Um abraço

    ResponderExcluir
  7. Sandra... o Bilhete Único Especial é aceito nos ônibus coletivos e nos metrôs da cidade de São Paulo. No nosso caso, que estamos em tratamento contra o câncer... a SPtrans mediante a solicitação e laudo médico nos dá o direito de utilizar esses meios de transporte gratuitamente (devido as diversas vezes que temos que comparecer ao hospital), também extende esse direito a um acompanhante... O meu saiu por 1 ano e após esse período continuar em tratamento é feito o mesmo processo para renovar...
    Não sei se aí no Sul existe esse benefício, porém acho interesse vc pesquisar...
    Querida!!! ADORO suas explicações e pode ter certeza que não está me aborrecendo e sim me ajudando...
    Beijo grande...

    ResponderExcluir
  8. Reeee...
    Vc falou bem o que eu tb sinto...
    Vamos manter a nossa esperança de um MUNDO MELHOR... começando pelos nossos pequenos...
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Priii... mesmo tendo esse direito, também faço como vc. As vezes é melhor para não passar nervoso... hahaha
    Bjssss

    ResponderExcluir
  10. Oi Carol....
    Fiquei muuuuuuuuuuuuuuuuuito feliz por ter entrado no meu Blog. Espero que tenha gostado...
    Vc bem lembrou, o desrespeito as vagas reservadas também é outro grande problema que enfrentamos...
    Fica com Deus...
    Um beijo da sua amiga de shopping... rsss

    ResponderExcluir
  11. Nossa amiga,conversamos sobre isto na sexta qndo fomos à consulta e na semana seguinte o fato se repete!!!!É revoltante...a gente fica calada para evitar stress mas é exatamente este silêncio q fortalece a total falta de respeito!!!
    INACREDITÁVEL!!!!!
    Bjbj
    Thati

    ResponderExcluir
  12. Oi Tia eu li e fiquei impressionada
    porque ninguém respeita ninguém,
    por exemplo ninguém da lugar para as pessoas com criança no colo,gestantes,idosos e pessoas com deficiencias,etc.
    E quase ninguém é como nós, por isso eu gosto de ser como sou.
    Bjs
    Luisa!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  13. Tutuca...
    Continue sendo esta garota educada que és... Tenho certeza que você vai longe...
    TE AMO!!!
    Beijinhos da Titia Jú

    ResponderExcluir
  14. Miguxa Amore...
    Vc falou tudo... a falta de respeito é gigante, porém nos sentimos acuadas diante de tais situações... Muitas vezes esse silêncio reflete na preservação da própria vida!!!
    LOVE YOU!!!!
    Bjinhus

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar aqui. Volte sempre!