quarta-feira, 18 de maio de 2011

HIDROGINÁSTICA E NATAÇÃO...

Eu e o "V" da Vitória... uma das minhas marcas registradas... rssss
Oiiii...
Espero que todos estejam bem...
Eu estou ótima graças a Deus!!!
Como já havia recebido autorização médica para realizar atividades físicas leve... iniciei há 3 meses aulas de hidroginástica e de natação em uma academia próxima a minha casa... e confesso que estou adorando!!!!
Como o título dessa postagem é HIDROGINÁSTICA E NATAÇÃO... resolvi escrever um pouquinho sobre os benefícios que estas atividades desempenham, principalmente para nós que estamos em tratamento quimioterápico...
As atividades físicas aquáticas provaram ser eficaz no desenvolvimento e manutenção das potencialidades físicas e também orgânicas. Uma componente desse grupo de atividades é a hidroginástica, que vem cada vez mais ganhando adeptos por todo o mundo. Segundo alguns especialistas, os exercícios aquáticos são mais divertidos, agradáveis, eficazes, estimulantes, cômodos e seguros.
Na hidroginástica, o principal objetivo é o condicionamento cardiovascular e muscular, por meio do treinamento em flexibilidade, coordenação motora e relaxamento. É extremamente eficaz no combate ao estresse, além de contribuir para uma melhor qualidade de vida dos indivíduos.
Ao contrário dos exercícios realizados no solo, a prática da hidroginástica não é acompanhada por dores, transpiração e sensação de exaustão. Dentro da água, o indivíduo tem uma sensação de redução no peso, o que reduz de maneira importante à tensão nas articulações. Com isso, os exercícios realizados dentro da água são desenvolvidos com maior facilidade, aumentando o rendimento do aluno e possibilitando a prática de atividade por um período de tempo maior. Como o impacto é reduzido, as dores e os espasmos musculares pós-atividades praticamente não ocorrem. O gasto calórico médio é de 260-400 Kcal/hora.
Um benefício bastante agradável da hidroginástica é a massagem proporcionada pela água, por meio da pressão e da resistência. Isso garante um efeito suavizante sobre a musculatura, ajuda a aumentar a circulação periférica de sangue e alivia as tensões.
Se o médico não encontrar contra-indicações, não há risco algum em praticar a hidroginástica.
A hidroginástica, quando praticada de maneira adequada e regularmente, permite uma melhora em todos os componentes do condicionamento físico, que são:
• Componente Aeróbico: melhorando a capacidade cardiovascular e pulmonar;
• Componente de Força Muscular;
• Componente de Resistência Muscular;
• Componente de Flexibilidade;
• Componente de Composição Corporal: relaciona-se à relação entre a massa magra e a quantidade de gordura.
Outra vantagem importante da hidroginástica é que ela é uma das poucas atividades que podem ser realizadas por indivíduos com pouco ou nenhum condicionamento físico. Com isso, pessoas de qualquer idade, inclusive gestantes, podem praticá-la.
Já a natação também fortalece os músculos da parede torácica, o que permite a elasticidade dos pulmões e que os torna capazes de absorver uma maior quantidade de oxigênio. Isto faz com que se experimente uma melhoria significativa no processo respiratório.
As articulações são, igualmente, beneficiadas. Aumentando de tamanho, os músculos resguardam com eficácia superior tendões e ligamentos. A natação leva ainda ao exercício de todas as articulações, potencia a sua agilidade e promove a lubrificação destas, contribuindo para o alívio das dores resultantes de artroses. Patologias como a fibromialgia têm com a natação uma calma dos sintomas dolorosos, à semelhança de outras que impliquem padecimentos relacionados com a dor.
Um dos outros proveitos da natação, diz respeito ao aumento da auto-estima. Os indivíduos que praticam desporto sentem-se mais seguros e são, em geral, mais independentes. Além disto, a água propicia uma liberdade de movimentos não equiparável a outras atividades “secas”.
Outro dos aspectos da natação que interessa bastante é o retardamento das consequências do envelhecimento, quer em termos físicos, quer psicológicos. Diversas pesquisas certificam que uma pessoa que faz exercício com regularidade tem maior aptidão física do que outra vinte anos mais nova que não pratique qualquer atividade.
Na realidade, a natação interfere e trabalha toda a musculatura do corpo, e a amortização do impacto dos movimentos do nadador pela água torna quase nula a probabilidade de sofrer alguma lesão.
A natação é também um dos grandes aliados no combate ao stress, pois a enorme concentração necessária para conciliar respiração e movimentos leva a uma sublimação das tensões e a um distanciamento dos problemas do cotidiano.
Espero que tenham gostado das dicas... e lembrem-se... antes de realizar qualquer atividade física converse com o seu médico...
Fiquem com Deus!!!
Beijos no coração

Só alegria... curtindo muito a aula na piscina...

15 comentários:

  1. Te cuida Cesar Ciello!!! Ta chegando campeã no pedaço. kkkkkkkkkk Muito, muito bom! E vamu q vamu. Forte abraço.

    ResponderExcluir
  2. Oiiiiii Jú valeu gosto da água também, vou nessa!!!! só estou esperando aguardando a liberação do cardio, to na sua cola amigaaaa rsss. Obrigada por existir lindaaa.
    Bejos no coração
    Sol

    ResponderExcluir
  3. Ai ai ai ai .... Que vontade de poder também entrar na piscina. Mas, ontem minha fisioterapeuta disse que eu mas na freeeenteeee..... farei hidroterapia. Hummm ... Estou doidinha para ficar de pé, imagine nadando ou batendo os pezinhos na piscina.kkkk....
    Há e vc não pensa em chegar no topo? Pois vamos lá, pois vc já é uma vitoriosa...
    Bjim
    Maninha do coração
    Lane!

    ResponderExcluir
  4. Com certeza a prática de exercícios fisícos libera endorfinas, faz bem para o corpo e para alma.
    É o nosso grande aliado rumo a cura.
    Obrigado por seu carinho expresso lá no blog.
    Um final de semana de muita Paz.
    Bjs.
    Wilma
    www.cancerdemamamulherdepeito@blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. OLÁ!!!!!!!
    JÚ SEJA BEM VINDA AO MEU BLOG!!!!
    VOCÊ É UMA GUERREIRA, E PASSA UMA ENERGIA MUITO
    BOA.
    TAMBÉM QUERO FAZER HIDRO E NATAÇÃO, AINDA TEM QUE VER DIREITINHO SE POSSO FAZER E QUANDO VOU SER LIBERADA. UM FORTE ABRAÇO E UM ÓTIMO FIM DE SEMANA!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  6. JU, JUJU!!
    Sempre bom saber de vc!Muito gentil passar pra desejar bom fimde. Eu te desejo um DAQUELES, Tá bom?
    Hoje estarei postando matéria sobre uma situação cruel que se torna crônica em Ariquemes/RO, e gostaria de contar com seu apoio para darmos a mais ampla divulgação de nosso repudio e tentarmos, assim, ajudar estas pessoas. Um abraço e continue mandando, e bem.

    ResponderExcluir
  7. Oiiii Jú, grata pela visita e você como está guerreira? Bjos no coração.

    Sol

    ResponderExcluir
  8. João...
    ADOREI!!!!
    Deixa o César Cielo saber disso... hahahahahaha
    Fique com Deus!!!
    Beijos querido...

    ResponderExcluir
  9. Sol querida!!!
    É isso aí... assim que tiver a liberação médica... caia de cabeçana água...
    Realmente é muuuuuuuuuuuuuuuuuuito bom...
    Fique com Deus!!!
    Beijos iluminados

    ResponderExcluir
  10. Lane querida!!!
    Tenha calma... logo logo você também estará batendo os seus pézinhos... ou melhor suas pernocas para lá e para cá... anadando sem parar...
    Espero que estejam bem!!!
    Fiquem com Deus!!!
    Saudades
    Beijos carinhosos

    ResponderExcluir
  11. Wilma...
    Temos que nos aliar a tudo aquilo que nos faz bem... e as atividades físicas é um deles com certeza!!!
    Obrigada pelo carinho...
    Fique com Deus!!!
    Beijokinhas

    ResponderExcluir
  12. Drica...
    Obrigada pelo carinho e pelas palavras...
    Assim que o médico te liberar... vá em frente... você vai adorar!!!
    Estamos juntas...
    Fique com Deus!!!
    Beijos iluminados

    ResponderExcluir
  13. Daniel querido!!!
    Obrigada pelo carinho...
    Pode deixar que darei essa força com certeza... Afinal... o que não fazemos por uma boa causa???
    Fique com Deus!!!
    Beijo grande

    ResponderExcluir
  14. Sol...
    Estou ótima graças a Deus!!!
    Retomando a minha vida aos poucos e vivendo um dia por vez...
    Obrigada pelo carinho...
    Fique com Deus!!!
    beijos carinhosos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu nome e izabel gostaria conversar com voce meu e-mail belzzynha@zipmail.com.
      1000 bjus

      Excluir

Obrigada por comentar aqui. Volte sempre!