quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

CINTILOGRAFIA ÓSSEA...

                           
Oiiiii....
Espero que todos estejam bem...
Ontem realizei mais um exame chamado cintilografia óssea...
Mas afinal....

 O que é cintilografia óssea?

A cintilografia óssea representa um dos procedimentos mais antigos e estabelecidos da medicina nuclear sendo introduzida na prática médica entre 1950-1960 até os dias de hoje, representando mais de 1/3 dos exames realizados na especialidade. Basicamente consiste na injeção na veia de radiotraçador ósseo (difosfonados), o qual concentrará no osso proporcionalmente a taxa de formação ou metabolismo ósseo, permitindo um rastreamento do esqueleto como um todo.

 Para que serve o exame?

A cintilografia óssea, como já dito anteriormente, permite a detecção precoce de qualquer condição que aumente o metabolismo dos ossos, dentre os quais se destacam:

Pesquisa de metástases ( infiltração dos ossos por câncer, em geral de pulmão, próstata e mama;)

Infecção e inflamação dos ossos- osteomielite ( principalmente em crianças);

Osteonecroses ( interrupção do suprimento sanguíneo para o osso);

Dores lombares ( suspeita de sacroileíte ou espondiloartropatias);

Fraturas de estresse,principalmente em atletas e pessoas que praticam atividade fisica;

Entesopatias, shin-splint,osteíte pubica(medicina esportiva)

Avaliação tardia de prótese, principalmente nos quadris;

Avaliação e seguimento de tumores ósseos;

Doenças osteometabólicas (Paget, displasias, raquitismo, hiperpara-tireoidismo...)


 Quem deve solicitar o exame?

Como qualquer método de diagnóstico subsidiário, seu exame deverá ser sempre solicitado por um médico (a).
A cintilografia NÃO deve ser realizada em mulheres grávidas! Caso haja qualquer dúvida de risco de gestação, é melhor realizar antes um teste de gravidez ou informar o (a) médico(a).


 O exame é seguro?

Os riscos são MÍNIMOS, relacionados apenas a probabilidade de reação adversa a medicamentos incluindo (reação alérgica) , uma vez que se injeta radiotraçador ósseo em veia periférica. Estudos médicos* da década 90 incluindo mais de 850.000 pacientes verificaram índices MÍNIMOS de reação adversa variando de 2 para cada 100.000 a 1,1 para cada 10.000 aplicações, ou seja, entre 0,02% a 0,01%.Como curiosidade o tipo de reação mais verificado foi rubor cutâneo temporário ( pele avermelhada ), não se observando nenhuma reação grave que necessitou de hospitalização ou que tenha causado seqüela a saúde. Apenas para comparação, o risco de reação adversa relacionada aos exames de medicina nuclear chaga a ser até 1.000 vezes menor que o risco de reação aos contrastes iodados utilizados nas radiografias e tomografias contrastadas.

*Referências

Hesslewood Sr, Keeling DH. Frequency of adverse reactions to radiophamaceuticals in Europe Eur J Nucl Med. 1997 Sep;24 (9):1179-82.

Silbertein EB, Ryan J. Prevalence of adverse reactions in nuclear medicine.Pharmacopeia Committee of the Society of Nuclear Medicine.J Nucl Med. 1996 Jan;37(1):185-92.

Mishkin MM.Contrast media safety: what to we kanow and how do we know it? Am J cardiol.1990 Oct 26;66 (14):34F-36F.

Webb JÁ, Stacul F, Thomsen HS, Morcos SK. Late adverse reactions to intravascular io media.Eur Radiol.2003 Jan; 13 (1):181-4.Epub 2002 Sep 10.


 A radiação empregada no exame faz mal para saúde?

NÃO existe dano ou risco algum para o paciente nas doses de radiação habitualmente utilizadas nos procedimentos diagnósticos de medicina nuclear. A exceção seria no caso de mulheres gestantes (principalmente no 1º trimestre) e em amamentação, pois devido a maior sensibilidade do feto e recém nascido, evita-se a exposição a qualquer nível de radiação, sendo portanto contra- indicado exames de medicina nuclear em gestantes e mulheres em amamentação, salvo casos esses discutidos com médico responsável. Para saber mais sobre radiação na medicina nuclear. 

 Quais são as recomendações para o exame?
NÃO é necessário jejum! Alimente-se normalmente!
Procure vestir roupas confortáveis, sem excessos de botões ou peças metálicas.


A seguir será realizada injeção na veia com agulha fina ( desconforto mínimo) do radiotraçador ósseo MDP-99mTc ( metilenodifosfonado marcado com tecnecio). A dose de radiação é baixa ( similar radiologia), com probabilidade quase nula de reação alérgica. Caso seu médico (a) tenha solicitado ou se o médico nuclear da Nuclevel achar necessidade durante a injeção será realizado etapa inicial para análise de fluxo sanguíneo , com obtenção de imagens que durarão cerca de 5 minutos.
Após a injeção do traçador o (a) paciente retornará após 2 a 6 horas ( tempo médio necessário para a concentração adequada nos ossos). O horário de retorno para realização das imagens no aparelho de medicina nuclear será fornecido no dia pela equipe técnica. Neste intervalo procure ingerir líquidos para estimular a micção e eliminar a parcela de dose que não fixou ao osso. Deve-se tomar muito cuidado para não respingar urina nas roupas ou no próprio corpo, pois a presença desta urina com traços radioativos poderá atrapalhar na hora de adquirir as imagens. Ainda, nesse intervalo de tempo de 2 a 6 horas, o paciente poderá retornar ao domicilio o ou ambiente fora da clínica, não sendo necessário jejum ou qualquer tipo de restrição nas atividades habituais, salvo contato íntimo ou aproximar-se de mulheres grávidas e crianças de colo*.

 Existe alguma restrição após o término do exame?

Quanto aos cuidados após a cintilografia óssea, o (a) paciente deverá permanecer afastado de crianças de colo por pelo menos 24 horas, período necessário para que os níveis de radiação de valores insignificantes. Não há necessidade de afastamento do trabalho após o exame, salvo quando contato constante com gestantes e crianças de colo ( trabalho em berçário, maternal, creche, etc.) sendo,quando necessário, emitido atestado de afastamento por 2 dias a contar da data do exame de cintilografia óssea.
                                                                                                        Fonte: Site Nuclevel Medicina Nuclear - www.nuclevel.com.br

Espero ter ajudado...
Hoje, gostaria também de dividir uma mesagem linda que ganhei ontem, juntamente com uma orquídea...
"Uma flor simboliza a vida e a vida necessita de cuidados especiais... A orquídea é uma flor muito delicada mas se bem cuidada sempre se renovará... Assim como a vida....
Lembre-se sempre de regá-la e de todos os seus cuidados especiais e assim outras flores nascerão para inspirar a sua vida todos os dias..." (Irma, Beto e Julinha).
Aproveito para pedir que todos rezem muito por mim e que o "´Papai do Céu" ilumine o resultado do meu exame...
Fiquem com Deus!!!
Beijokinhas

30 comentários:

  1. Oi JU!
    Minha ultima quimio será dia 09/05/11.Faço controle laboratorial 21d após, dia 30/05 p/
    ver se a medula ja melhorou da leucopenia(baixa imunidade),a anemia leva mais de 3m p/recuperar.
    Se náo tiver intercorréncias é isso aí e depois os controles que CANCER é doença cronica(tipo diabetes)exige controle seriado.O resto é pensa-
    mento positivo e reorganizar a vida pensando bem o que queremos de verdade.
    Um beijo querida , Sandra.

    ResponderExcluir
  2. Oi, tudo bem!
    Obrigada pela visita..
    Grande força, hein? Tem que ser!!!!
    Quando agente coloca tudo nas maõs de Deus, as coisas ficam mais tranquilas.
    Estamos com ele.

    " Ainda que eu ande pelo vale da sombra e da morte , não temerei mal nenhum porque tu estás comigo " (SALMO 23.4)

    Beijão

    ResponderExcluir
  3. QUERIDA VAI NESSA FE, NESSA TUA FORCA, O sENHOR ESTA CONTIGO, PORQUE EU SINTO QUE VOCE E UMA MULHER QUE TEME A DEUS E AQUELE QUE TEME AO SENHOR E GUARDADO EM TODO O TEMPO. TENHO CERTEZA NO DEUS QUE EU SIRVO QUE ELE ESTA TOCANDO EM VOCE AGORA E VOCE SERA UM TESTEMUNHO VIVO DO PODER DE DEUS...COMO SERVA FIEL E MAE ESPIRITUAL, JA TE ESCREVI ISTO. LEMBRE-SE AMADA, AS COISAS DE DEUS SAO LOUCURA PARA O MUNDO. OLHE PARA O ALVO E SO ESCUTE O QUE O SENHOR JESUS FALAR EM SEU CORACAO.FIQUE COM DEUS! UM BEIJO NO CORACAO.

    ResponderExcluir
  4. Ju.
    Valeu a visita lá no meu blog e obrigada pelo recadinho que seeeempre vale como incentivo pra continuar. Parabéns pela sua perseverança e siga adiante. "- Tudo vale a pena se a alma não é pequena" (Fernando Pessoa).
    Bj e força
    Virginia

    ResponderExcluir
  5. Ana Estela disse...
    oi ju , li sobre o exame pet /ct tem alguns lugares que realizam para pacientes do sus , por exemplo no a.c.camargo faz , mas e preciso ligar pela manha e marcar uma hora com a assistente social para realizar uma triagem , no instituto de cancer do estado de sao paulo que fica na dr Arnaldo realiza porem e preciso ser pacientes dele, e para isso deve-se ter uma guia de encaminhmento da unidade basica proximo a residencia direcionada para la , no hospitl beneficiencia e no sirio tem que ligar no serviço social e ver pois ambos possuem a parte de filantropia , no sirio libanes inclusive eles tem m rupo especializado em figado , mas e preciso se reiterar melhor os tel do sirio sao : 3155-0792 /3155 0798 / 3155 0796 , e no instituto do cancer de sao caetano eles realizam , porem tem que tambem ver no serviço social como funciona . E realmente complexo , mas se precisar de ajuda pode contar comigo . Abraços . Ana Estela . Obs : Felippe manda beijinhos com gostinho do homen de ferro , vc ja viu o filme do homem de ferro ? ultimamente ele deu para virar fã fanatico dele , imita em tudo , precisa ver ...

    ResponderExcluir
  6. Sandra é isso aí...
    Pensar o que queremos da nossa vida faz parte desse nosso aprendizado...
    É o controle é realmente necessário...
    Se cuida!!!
    Fica com Deus
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Anne...
    Você falou TUDO!!!!
    Deus está ao nosso lado sempre...
    Força, Coragem e Fé!!!
    Beijos grande

    ResponderExcluir
  8. Lucia...
    Obrigada!!! Suas palavras são lindas e sempre me deixam emocionada...
    Desejo muito ser um instrumento de Deus para dar o meu testemunho e propagar os milagres do Senhor...
    Fique em paz...
    Beijos carinhosos

    ResponderExcluir
  9. Virginia...
    Eu é que agradeço... o seu testemunho nos inspira...
    Fica com Deus!!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Oi Prima tudo bem...
    Fiquei feliz que tenha entrado no blog...
    Obrigada pelas dicas... já estou buscando maiores informações...
    Adorei saber das "gracinhas" do Felippe... fiquei só imaginando...hahahaha
    Fiquem com Deus...
    Saudades
    beijos

    ResponderExcluir
  11. oi jú...

    ja to em casa...ihhhhuuupiii...rs

    bjo grande

    carol

    ResponderExcluir
  12. Oi Ju... Como estás??
    Saiba que eu amei que vc usou a frase no relógio, pois é isso mesmo horas preciosas do nosso relógio da vida... Ainda mais para nós que temos fome de vida!!
    Hoje vc Trouxe um post super informativo, esse é um exame que ainda tem que ser batalhado por muitas pessoas, pois a demora e a dificuldade de fazê-lo em alguns lugares desse nosso país é realmente muito dificil!! Conheço histórias de pessoas que tiveram que entrar na justiça para conseguir realizar um pet, solicitado pelo médico!! Ou então pagar preços absurdos de caros!!
    Mas estamos aí na luta pela divulgação de nossos direitos!! rsrs...
    Beijos minha amiga e fique a vontade sempre lá no BLOG pois ele é nosso!!

    ResponderExcluir
  13. Ju...SUPER JU!!!!
    Obrigada pela visita ao meu blog! Obrigada pelas palavras de carinho!
    Me sinto muito feliz por poder compartilhar minha experiência e polinizar palavrinhas de amor, de conforto e de esperança para as pessoas!
    Conte comigo nessa jornada que, com certeza, terá um final bem feliz!
    O importante é você manter o FOCO NA VIDA... bem como diz seu reloginho no blog!!
    Vamos sempre em frente!!!!
    Beijos com amor,
    Sa

    ResponderExcluir
  14. Oi Carol querida!!!!
    Fico muito feliz em saber que já está em casa...
    Espero que esteja bem...
    Tentei te ligar hoje pela manhã... o celular estava desligado e na sua casa só chamou...
    Na semana nos falamos...
    Fica com Deus e curta muito esse retorno para casa...
    Beijos carinhosos

    ResponderExcluir
  15. Karina... vc é uma linda viu?!
    Eu estou bem e espero que esteja bem também...
    Obrigada por "deixar" eu usar o reloginho... EU AMEI!!!
    Como vc bem disse... temos que fazer valer os nossos direitos e eu estou correndo atrás dos meus...
    Tenho certeza que a divulgação é o melhor caminho...
    Fique com Deus!!!
    Beijokinhas

    ResponderExcluir
  16. Sa...
    Obrigada pelo carinho...
    Como vc mesma disse...palavrinhas de amor, conforto e esperança são preciosas para nós neste momento tão delicado da vida....
    Minha vontade de VIVER é gigante e sei que este é um dos pontos determinantes para seguirmos sempre em frente nesta batalha...
    Fique com Deus...
    Beijos carinhosos

    ResponderExcluir
  17. Ju,
    Vim aqui retribuir a visita! Muito legal seu blog! Continue assim, otimista e lutadora, vivendo um dia de cada vez e sendo feliz todos os dias.
    Fique com Deus!
    Bjs
    Dani

    ResponderExcluir
  18. Dani...
    Obrigada pela visita, pela força e pelo carinho...
    Realmente este tem sido o meu lema... Viver um dia de cada vez!!!
    Fique com Deus...
    Beijos

    ResponderExcluir
  19. Que linda você.... postou nossa mensagem no blog.
    Adoramos te rever e principalmente ver que você está bem.... se superando a cada dia... indo contra todas as estatísticas...
    Estatísticas não são nada quando se tem vontade de viver! E isso dá pra ver nos seus olhos
    Você é um exemplo para todos nós!
    Beijo triplo pra vc
    Fique com Deus

    ResponderExcluir
  20. Irma querida!!!!
    Sua mensagem foi tão bela que eu tinha que dividí-la... Para que assim como eu, outras pessoas pudessem se alegrar com suas lindas palavras...
    Quanto as estatísticas... a cada dia quero mostrar que não precisamos fazer parte delas... por isso não desisto da minha LUTA PARA VIVER!!!!
    Obrigada pelo carinho e incentivo...
    Fiquem com Deus
    Beijos para vc, para o Beto e para a Julinha...

    ResponderExcluir
  21. JU.....Boa noite!
    Faz 4 meses meu marido começou c/ uns sintomas e agora foi diagnosticado um câncer no pulmão direito.Ele já paciente do INCA, mas os médicos falam pouco sobre o assunto , são muito curtos e secos. Eu ñ sei nada sobre o assunto.Achei seu blog de tanto pesquisar sobre exames e câncer.Fala comigo mais sobre isso?...Fátima do RJ.

    ResponderExcluir
  22. Fátima querida!!!!
    Obrigada pela confiança...
    Não tenho propriedade para falar como um médico tem... porém ao receber um diagnóstico de câncer nos sentimos "perdidos" mesmo...
    De fato é assustador... pois a doença ainda é vinculada como sentença de morte... devido a muitas pessoas descobrirem o tumor tarde e não trazendo muitas possibilidades de tratamento...
    Hoje, a medicida está bastante avançada... existem exames de imagem de última geração e várias drogas quimioterápicas que já conseguem curar alguns tipos de câncer... e os que são considerados crônicos... já se consegue tratar e proporcionar uma vida mais longa e de qualidade...
    Não sei se você tem uma religião... porém entregue essa situação nas mãos de Deus... fortaleça o seu marido e faça direitinho tudo aquilo que os médicos falarem... faça a parte de vocês... os médicos farão a deles e deixe que Deus conduza...
    Lembre-se que uma folha não cai de uma árvore sem a permissão do nosso Senhor... então ACREDITE!!!!
    O seu marido irá vencer... essa será uma situação passageira... que trárá um grande aprendizado e valorização da vida!!!!!
    Sinta-se a vontade para me escrever e não deixe de me dar notícias...
    Espero ter ajudado...
    Fiquem com Deus!!!
    Beijos iluminados

    ResponderExcluir
  23. Deus te abençoe muito Menina! Vc tem muito ainda o que viver e ser Feliz. bjs da Rita

    ResponderExcluir
  24. Rita minha querida!!!
    Que os anjos digam amém...
    Vida é o que eu mais peço a Deus!!!
    Obrigada pelo carinho...
    Beijos no coração

    ResponderExcluir
  25. Oi, Jú! Meu nome é Rosana e estava aqui procurando informações sobre o exame CINTILOGRAFIA ÓSSEA e me deparei com seu blog. Confesso que fiquei encantada com sua atitude. Vc é muito cheia de luz e uma filha muito amada de Deus. Eu nem te conheço e nem nunca conversei com vc, mas sinto como se já fossemos amigas a muito tempo. Legal te conhecer aqui. Obrigada ser exemplo pra todos nós. Vc é muito especial. Beijo muito carinhoso pra vc. Deus te abençoe!

    ResponderExcluir
  26. Vou fazer este exame amanha,,estou aapreensiva!COM MEDO!!

    ResponderExcluir
  27. olá querida! tbm estou passando por isso em minha família, minha mãe está com câncer de pulmão avançado já fez duas sessões de quimioterapia.. está muito difíciel más com vc bem disse temos que ter fé em Deus e levantar a cabeça que ele nos ajudará! Deus que te abençõe !e vamos continuar lutando que logo teremos a nossa vitória. bjos fica c Deus

    ResponderExcluir
  28. Passei aqui e li um pouco da sua história e só tenha a dizer como é importante termos fé ........
    Sua vida é uma dádiva e valoriza cada momento e divide com as pessoas suas experiências .......
    Ja sou sua fã ...........
    Grande beijo , fica com Deus ,,,,,,,,

    ResponderExcluir
  29. meu nome é Rose ta ,,,,,,,,,,um grande beijo

    ResponderExcluir
  30. ola querida tudo espero que sim vc e licao de vd para todos nos ex de fe deus muito se agrada dos que tem fe pois saiba que sem a fe e impossivel agradar a deus a fe e firme fundamento de todas as coisas tenha fe pois deus e contigo vc nao esta sozinha nos vamos apresentar vc nas nossas oraçoes tenho certeza que deus vai fazer uma grande obra na sua vida meu nome e elaine meu imail e elaiegarcia60@hotmail.com gostaria muito de saber noticias sua deus te abençoe hoje e sempre com saude,paz,alegria e tudo oque vc mr deus te acompanhe

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar aqui. Volte sempre!